05 maio, 2022

A Garra do Rogerio - Resenha do Mestre Daniel Messias

“No laboratório de uma espaçonave alienígena, um cientista de um planeta distante busca criar uma arma viva...”

É o Rogerio falando da sua trilogia de estranhos super-heróis brotando da sua imaginação.
Rogerio acaba de completar a sua trilogia que ele denominou “MEDALHA ZERO”, fruto de mais de 10 anos de intensa labuta, mas sonho que certamente já habitava as fantasias da sua mente desde a infância. Em seu ‘SKETCH BOOK” , uma primorosa edição que acompanha a trilogia , lá estão os esboços desses heróis desenvolvidos a partir de 1994, quase garatujas infantis do Sombra, do cientista Mente, do Pintado, do Garra; e como eles vão evoluindo lentamente durante os anos de 2007, 2008, 2009 até 2021, quando então desabrocham como um desenho pronto e amadurecido. O traço fino e preciso de Rogerio não é obra do acaso: ele mesmo confessa que ninguém nasce fazendo desenhos incríveis e perfeitos, eles não surgem da noite para o dia. Sim, é fácil perceber que Rogerio é um apaixonado pela arte dos quadrinhos, e que esses desenhos são fruto de muita dedicação , estudo e paciência. E ele convida os jovens a compartilhar a sua experiência com o mesmo zelo pelo estudo e muito treino também!
MEDALHA ZERO é um trabalho de autor, Rogerio fez quase tudo sozinho enfrentando um leão por dia e as sombras das dificuldades da profissão em nosso país. Mas tal como o seu herói GARRA, conseguiu superar todos obstáculos à sua frente. Produzidos em épocas diferentes, é fácil perceber a evolução do trabalho a cada edição da trilogia; das primeiras composições mais bem comportadas, talvez um pouco menos ousadas nas cores do primeiro livro até a profusão de cores vibrantes e transparentes, a diagramação mais apurada dos quadrinhos, a desenvoltura da composição, a força das expressões das figuras quase sempre dispensando as legendas e o uso a intensivo das onomatopeias que rasgam a “tela” de um lado a outro, no terceiro livro da trilogia.
Em cada volume, sempre presente, há o senso de cinemática de que o autor é possuidor: Rogerio é animador e eu tive a alegria de participar com ele de projetos de curta metragem para a Cartoon Network.
Daniel Messias, Rogerio Ferraz e equipe de produção Los Três Amigos em 2008.

Essas influências ficam evidentes na forma como ele desenha seus personagens, sempre irrequietos, em movimentos soltos no espaço, cabelos ao vento, figuras em escorço, perspectivas aéreas e a impressão de que os personagens vão sair dos quadrinhos e invadir a sua praia! Este é o primeiro trabalho de Rogério na área dos quadrinhos. Com certeza ele ainda fará grandes vôos na técnica e na linguagem, considerando-se os resultados obtidos nessa primeira edição da sua obra.

Meus votos são que ele continue sempre nessa trajetória vitoriosa!

Por Daniel Messias.
Daniel Messias estudou arte com o seu pai, Messias de Mello e já aos dez anos de idade fazia charges esportivas no jornal A Gazeta Esportiva, substituindo o seu pai muitas vezes em suas férias. Aos onze anos ganhou um prêmio nacional de ilustração promovido por uma emissora. Iniciou seu trabalho como artista independente, realizando trabalhos como animador free lancer para as produtoras da época como Prova, Magisom, Lynxfilm e outras. Em 1978 montou seu estúdio de animação no bairro do Pacaembu, onde desenvolveu importantes séries animadas: Frango Sadia, Nesquik, Snoopy e os Peanups,Tony, o tigre da Kellogg's, Chester Cheetos, a hiena Hardy. Convidado pela Turner Inc, desenhou em Atlanta os storyboards para os filmes COPATOON, junto com os criativos do Cartoon Network e também a produção de inúmeras animações com os personagens Frango e a Vaca, Dee Dee, Bundefora, Dexter, Ben10. Em 2007 dirigiu e produziu o curta metragem LOS TRES AMIGOS, premiado com o HQMIX. É animador exclusivo dos personagens da Warner no Brasil, tendo dirigido/animado Pernalonga, Patolino, Coiote, Bip Bip, Frajola, Yosemite Sam, Popeye, Corrida Maluca e todos os outros personagens Looney Tunes. Atualmente, realiza projetos com a tecnologia digital.

Um comentário:

Jorge Zagatto Neto disse...

Espetacular, Rogério! Merecida homenagem!
Parabéns por essa obra que tenho certeza, está estupenda!